Centro de Atenção à População de Rua - Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias

Assistência social

O Centro de Atenção à População de Rua de Angra dos Reis é um serviço que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. A especificidade desse Serviço está na oferta de atendimento integral que garanta condições de estadia, convívio, endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

Órgão Responsável

Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania - Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania

Quem pode solicitar

Equipe de Abordagem do CREAS, técnicos do PAEFI e demanda espontânea

Atendimento

De segunda a sexta, das 08:30 às 17:00

Local(is) de entrada

I. Centro de Atenção à População de Rua: Rua São José nº 7, Bracuhy - Tel: (24) 3363-1893;
II. CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social: Rua 11 de Junho nº 51, Centro - Tel: (24) 3365-5167 / 3365-6895.

Requisitos e Documentos necessários

O Serviço de Acolhimento para Pessoas Adultas e Famílias em Situação de Rua tem como objetivo principal atender de forma qualificada e personalizada de modo a promover a construção conjunta com o usuário do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia.É fundamental articular benefícios, projetos, programas e serviços da Política de Assistência Social, bem como de outras políticas, a fim de promover atenção integral a esta população, que teve uma vida marcada pela negação de direitos. Este novo olhar voltado para as pessoas em situação de rua busca
romper com a lógica segregacionista, assistencialista e higienista construída historicamente, onde essas pessoas não eram tratadas com dignidade, depositadas em galpões superlotados, locais fétidos, escuros, e sem o mínimo de conforto.

Taxas

Gratuito

Legislação

Política Nacional de Assistência Social/2004;
Norma Operacional Básica do SUAS/2005;
Resolução nº 109/09 - Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Contato

0

Telefone

(24) 3363-1893

Email

assistenciasocial@angra.rj.gov.br