Programa Saúde na Escola - PSE

Saúde

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial entre a Secretaria Municipal de Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas equipes de saúde e educação, de forma integrada.

Rastreamento e Aconselhamento para o Combate ao Tabagismo

Saúde

Tratamento que auxilia os tabagistas a pararem de fumar. O grupo de atenção ao tabagista é supervisionado por médico, enfermeiro, dentistas, e/ou outros profissionais de nível superior.

Saúde Bucal - Atendimento Odontológico

Saúde

Atendimento odontológico básico como restaurações (obturações), extrações, raspagens, profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada e atendimento odontológico de urgência e emergência (casos de dor intensa, inflamações ou traumas em dentes e boca). Na saúde da família o atendimento é para a população da área de abrangência de cada equipe.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192

Saúde

É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região. Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. Além disto intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.

Troca de Sonda Nasoenteral

Saúde

É a inserção de uma sonda de calibre variado, através do nariz instalando-se dentro do intestino para alimentação.

Troca de Sonda Nasogástrica

Saúde

É a inserção de uma sonda de calibre variado, através do nariz instalando-se dentro do estômago para alimentação ou drenagem de líquido.

Troca de Sonda Vesical de Demora

Saúde

É a introdução de uma sonda estéril pela uretra até atingir a bexiga para drenar a urina ou instilar medicação ou líquido.

Vacinação de Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos

Saúde

Vacinação de toda a população de acordo com grupos e idade e calendário do Ministério da Saúde

Verificação de Sinais Vitais

Saúde

É o método de verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, freqüência cardíaca e freqüência respiratória com finalidade de monitorar a condição de saúde do paciente.

Visita do Agente Comunitário de Saúde

Saúde

Por meio da visita domiciliar, o agente comunitário identifica moradores por faixa etária, sexo, sinaliza situações de gravidez, desnutrição, cartões de vacina e outras situações de vulnerabilidade.