Área Técnica da Pessoa com Deficiência

Saúde

Garantir o acesso oportuno, integral, universal e equânime aos usuários com deficiência da Rede Municipal de Saúde de forma regionalizada e de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde.

Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Saúde - Departamento de Atenção Referenciada

Quem pode solicitar

O paciente que estiver em situação de reabilitação e/ou necessidade especial portando laudo médico e/ou referência externa com a prescrição do serviço necessário.

Quando pode solicitar

A solicitação deve ser mediante o pedido médico e respeitando o horário de atendimento da unidade de saúde

Atendimento

Conforme ESF

Local(is) de entrada

Através da Unidade de Saúde próxima a casa do usuário

Requisitos e Documentos necessários

Aquisição de Próteses, Órteses, Cadeira de Rodas, Cadeira Higiênica e Dispositivos e outros meios de Locomoção:
Laudo médico atestando a necessidade com o diagnóstico, tempo de lesão, largura de quadril para cadeira de rodas, peso estimado e justificativa.
Lembrando que o processo social requer cópia dos seguintes documentos:
cartão do SUS, CPF e identidade do usuário e responsável e comprovante de residência. Há modelo disponível para ser retirado no protocolo da secretaria de saúde. 

Equoterapia: 
Encaminhamento para o tratamento em reabilitação, modalidade Equoterapia é feito pelo médico e deverá ser entregue em qualquer unidade de saúde da família do município.

Hidroterapia:
O acesso à modalidade HIDROTERAPIA, com recurso de reabilitação, prioritário para patologias agudas e recentes se dá da seguinte forma: encaminhamento médico ou do fisioterapeuta indicando o tratamento deverá ser entregue em qualquer Unidade de Saúde da Família do Município.

Taxas

Gratuito

Legislação

http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br

http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_141.pdf

Etapas

1. Após possuir todos os requisitos necessários, procurar a unidade de saúde próximo a sua casa para marcar consulta com o médico de saúde da família da unidade;

2. Qualquer informação sobre a marcação ou dúvidas, procure seu agente de saúde da família na unidade de saúde que o usuário é cadastrado.

Obs: Equoterapia:
Após trâmites internos o usuário será chamado para Avaliação e inclusão no programa de atendimento pelo prestador;

Obs: Hidroterapia:
A referência será encaminhada para o Centro Municipal de Reabilitação, localizado no Parque das Palmeiras que fará a triagem para Hidroterapia;

Após definidas as prioridades e tramites internos, o prestador convocará o usuário para iniciar o atendimento através do telefone informado na referência ou contato com a unidade de saúde do bairro o usuário;

Obs

As informações, queixas, elogios e sugestões deverão, preferencialmente, ser realizadas na Ouvidoria do SUS (3364-4844 / 3365-2803).

Sempre solicitar o protocolo de entrega quando deixar a referência na unidade de saúde;

Guardar o número do processo social, no caso da solicitação de prótese e cadeiras;

É válido que o usuário acompanhe o processo da marcação das terapias através da unidade de saúde, para isso é importante ter em mãos o número do processo social e o protocolo de entrega da referência (encaminhamento).

Telefone

(24) 3365-3917

Email

nicolas_fisio@hotmail.com