Doação de Sangue - Hemonúcleo Costa Verde

Saúde

Doar sangue é um procedimento simples e pode salvar vidas. No hemonúcleo o doador passará por uma entrevista, visando identificar se ele atende aos requisitos básicos para a doação e se possui algum impedimento temporário ou definitivo para doar sangue. Na entrevista é muito importante responder as perguntas com sinceridade para evitar transmissão de doenças.

Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Saúde - Departamento de Atenção Referenciada

Atendimento

De segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 e de 13:30 às 16:30

Local de Entrada da Solicitação

Hemonúcleo Costa Verde
Rua Japoranga, 1.700, Japuíba,
Hospital Geral da Japuíba.

SSA.COHEM - Coordenação de Hemonúcleo

Requisitos e Documentos necessários

Para doar, basta ter de 16 a 69 anos, levar documentos de identidade com fotos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável. Não é necessário estar em jejum. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não ser usuário de drogas. Não estar grávida e nem amamentando. Não ter múltiplos parceiros sexuais ou parceiros em situação de risco para a AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Legislação

Para mais informações acessar o link: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/abril/12/PORTARIA-GM-MS-N158-2016.pdf

Etapas

1 – O candidato à doação de sangue deverá comparecer ao Hemonúcleo Costa Verde, portando um documento de identidade com foto.
2 – Será realizada uma triagem clínica, onde serão verificados: pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. O candidato também passará por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento.
3 – Caso a doação possa ser feita o candidato é encaminhado para coleta do sangue. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 a 10 minutos.

Obs

4 – Após a doação, é importante que o doador consuma o lanche oferecido gratuitamente para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de apresentar problemas após a doação.
5 – O doador receberá uma cédula referente ao Voto de Auto-Exclusão. Totalmente sigiloso, permite ao candidato confirmar ou negar as informações prestadas sem expor diretamente suas respostas ao profissional da triagem. Se o voto for SIM, o candidato afirma que seu sangue é seguro para transfusão e não oferece risco ao paciente. Se o voto for NÃO, o candidato não está seguro quantos às suas respostas. A coleta e os exames serão realizados, porém o sangue será descartado.
Os doadores poderão ter atestado médico para o dia da doação de sangue.

Telefone

(24) 3369-6133

Email

hemoncv@angra.rj.gov.br